sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Por Aí"


Contexto Artístico

As paisagens são provavelmente uma reminiscência de uma infância passada nas ilhas, factor que também influenciou figuras como Antero de Quental, Vitorino Nemésio, Dacosta, entre outros.
A pintura de Gabriel Garcia tem influências de pintores como Gustave Courbet, James Ensor, Giorgio De Chirico, Edward Hopper ou Peter Doig. Mas a maior influência é a da própria experiência, de maior ou menor grau em circunstância da ainda tenra idade.
Este novo projecto captura momentos de tranquilidade. Personagens em deambulação, solitárias, engolidas pela vastidão de uma paisagem cromática e onírica.
Entre pinturas e desenhos, surgem também as esculturas. Instalações que mantêm o forte teor narrativo, sendo mais um elemento para contar histórias.
As paisagens e as personagens são inspiradas em fotografias, filmes, livros ou outros meios de comunicação (imagens retiradas de revistas, na internet, etc.). A imagem entra nas nossas vidas a menos de milésimos de segundo e a sua manipulação poderá ser utilizada para dar lugar a outros mundos, dentro de outros universos. O resultado é uma nova dimensão, outro destino á mesma imagem visto por olhos diferentes.
O interesse pela cor, pela figuração, pela narrativa são algumas das características elementares no trabalho artístico de Gabriel Garcia.