domingo, 13 de julho de 2008

Trienal de Praga 2008





Fotos de Gabriel Garcia, obras do mesmo artista.

Arte Contemporânea: Portugal participa pela primeira vez na Trienal de Praga



Lisboa, 30 Mai (Lusa) - Portugal participa pela primeira vez este ano na Trienal de Arte Contemporânea de Praga, herdeira das bienais de 2003 e 2005, através do curador Carlos Cabral Nunes, da Perve Galeria.
"A partir deste ano alterou-se o conceito do evento, que passa a ser trienal, sucedendo às duas bienais de 2003 e 2005, e escolhendo como tema a frase de Marcel Duchamp de que `os artistas do futuro estão hoje a trabalhar subterraneamente`", disse à Lusa Cabral Nunes.
O tema proposto da Trienal, que decorre entre a próxima segunda-feira até 14 de Setembro, é "Re-reading the future".
O curador português é um dos 18 convidados da Trienal, em que também participa o presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte, Henry Hughes.
Ao seu cargo estão dois projectos "que se ligam de certa maneira a esta refundação do espírito da trienal": "O.U.T. - the underground", que inclui artistas de Portugal, Bélgica, Reino Unido e República Checa, e "Mobility - re-leitura do futuro - um pensamento", em que participam, entre outros, Gabriel Garcia, Nuno Maya e Mara Castilho.
"O.U.T.", segundo Cabral Nunes, "assenta na área do multimédia interactivo e na poesia visual".
Neste projecto integram-se as "Pinturas de luz", da dupla Carole Prunelle e Nuno Maya, "Speaking Wall", do checo Martin Janicek, "Anti-text or anti-romance with characters", de Fernando Aguiar, e trabalhos de multimédia interactivos de Chris Hales e Stanislav Miler, sob o título "Profetas do alfabeto".
A participação de Fernando Aguiar "é quase antológica pois trabalha há 30 anos em poesia visual e instalação, e surgem muitas peças deste tempo, mas funciona como uma única instalação porque o artista a apresenta enquanto trabalho final".
"Mobility", que inclui a participação de Carole Purnelle, Nuno Maya, Gabriel Garcia e Mara Castilho, será apresentada, quando terminada a Trineal, em Cracóvia, Sófia, Helsínquia e em Lisboa na Galeria Perve.
Relativamente a "Mobility", assinalou Cabral Nunes, a proposta feita a cinco curadores foi que apresentassem "aquilo que cada um podia aportar da identidade nacional"
Neste projecto, a parte portuguesa é constituída pela exposição de pintura de Gabriel Garcia, "que explora a complexidade da mente portuguesa", o vídeo-instalação de Mara Castilho sobre a memória e "Lighting Paintings".
"Lighting Paitings", de Nuno Maya e Carol Prunelle, baseia-se na azulejaria portuguesa e cria "um cenário português" no Palácio Veletrzní, sede da Galeria Nacional checa.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-05-30 16:35:01
http://www.ngprague.cz/mobility/