quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Gabriel Garcia na Galeria São Bento



Pintura
“A Teoria do Buraco Negro”
10.Jan. > 10.Fev.2009

INAUGURAÇÃO
10.Jan 15h00 > 19h30


Da minha parte sempre preferi “soltar a língua e dizer tudo o que me vem á cabeça”
Erasmo de Roterdão
Elogio da Loucura

Quantas vezes acordamos pela manhã a falar disparates que nunca mais acabam.
Por vezes acredito que o Mundo de hoje acorda todo o dia da mesma maneira, a dizer disparates a tordo e a direito, sem a noção da realidade e sem a clareza da verdade.
O absurdo já faz parte do quotidiano, e assim, me junto a ele.
Para muita boa gente, um tipo que faz da vida desenhar ou rabiscar seja no que for é uma perca de tempo e um braço a menos na escravatura do real mercado do trabalho.
Tenho o direito de rabiscar e mostrar nesses rabiscos, aquilo que só eu consigo pensar, pois não dou esse direito a mais ninguém para além da minha massa cinzenta.
“Teoria do Buraco Negro” é um título que demonstra a realidade do vazio pelo o qual a humanidade resiste em se predestinar. Uma simples frase que pode remeter a muitos pressupostos incluindo o medo de não saber aquilo que deveria saber mais e que não interessa a ninguém saber.
Leva-me também a outras temáticas como humor negro, que represento personificando Allen Poe, como se se representa visualmente as suas palavras, mas, sobretudo brincar com aquilo que não se brinca e mesmo assim verter todos os fluídos que fazem da obra plástica uma narrativa verdadeiramente visual.
A minha obra resume-se no exemplo destas palavras, uma confusão de mensagens e de grafismos que afunilam num só ponto central, onde tudo está remetido ao sonho e á fantasia. Imaginem Brueggel no séc.XXI.
Gabriel Garcia
Galeria de S. Bento
Rua do Machadinho, 1
1200-705 Lisboa
Tel./Fax +351 213 974 325 - Móvel 966 821 830
e-mail: galeria.bento@mail.telepac.pt

lisboarte.com